terça-feira, 11 de outubro de 2016

Seria bom um pouco de respeito...



        Uma coisa que me chama muito atenção, que realmente me faz pensar é, hoje em dia, a maneira como as pessoas vivem e a total perda do respeito.
        Muitas pessoas acham que ‘respeito’ é medo, é submissão ou até obediência, mas não. O respeito é muito mais intrínseco, muito mais essencial do que estas coisas.
            Respeitar é reconhecer, considerar e dar relevância a algo ou alguém. Na sua essência ‘respeito’ é ‘olhar outra vez’, olhar com atenção...

            É quase como aquele momento em que desapercebidos passamos por alguém e logo voltamos dizendo ‘me desculpe não te reconheci’.
A falta de respeito se manifesta hoje de tantas formas que seria impossível citar todas e as que a que eu quero salientar são a profissional e a pessoal, não quero tratar das questões já mencionadas em outros textos como pais e filhos e alunos e professores.


            Quero me deter naquela questão onde se percebe o descaso. A troca do funcionário qualificado pelo medíocre com indicação. A funcionária que progride com ‘favores’ em detrimento daquela que é multifuncional, que se nega a se prostituir.       
Da empresa ilegal, mas que dá propina em desmerecimento do que anda certo, com tudo em dia e sufocado em tantos impostos...
Quero falar de descaso, de desvalorização, de não reconhecimento. Daqueles momentos em que a gente percebe que por mais que a gente faça, não é suficiente. Quero falar da escolha das pessoas pelo corrupto, pelo antiético e pelo mentiroso. Pelo sem escrúpulos e o enganador sendo escolhido no lugar do honesto.
Está na hora de olharmos melhor a nossa volta, olhar com atenção as pessoas que merecem ser reconhecidas e perceber o quanto os medíocres se proliferaram pelo simples fato de que os bons não são respeitados como deviam...
Olhe com atenção
Olhe com cuidado
Olhe com respeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Sobre amar e sobre amores...

Em duas célebres explicações de amor, de amizade, estas me encantam... Michel de Montaigne ao dar conta sobre sua amizade com Étienne de La ...